Pode parecer uma novidade, já que o conceito de saúde da região intima não se estende ao aspecto muscular, porém uma considerável parte dessa região é composta de músculos e ligamentos, que são responsáveis por diversas funções como por exemplo:
O Fisioterapeuta Pélvico é profissional cuida dos músculos na região íntima, da mesma forma como a Fisioterapia cuida dos outros músculos do corpo.
Chega até ser óbvio que, conforme o tempo passa, nossos músculos sofrem alterações, e dessa forma devem ser tratados e exercitados! Simples assim… Mas e aí? Qual a aplicabilidade disso?
📌 os mais profundos são responsáveis pela continência urinária e fecal e dão suporte dos órgãos pélvicos (bexiga, útero, canal vaginal, reto). Dessa forma, a fisioterapia pélvica trata e previne de forma conservadora e eficaz as incontinências e prolapsos pélvicos.
📌 os músculos mais superficiais são responsáveis pela função sexual… atuam na lubrificação e ereção do clitóris. Sua atividade eficaz é essencial para evitar e tratar as disfunções sexuais femininas
📌 o Músculo pubococcígeo que envolve as paredes da vagina! Imagina se estiver fraco??? Durante a relação sexual não terá força suficiente para se contrair rapidamente, de modo que o orgasmo não seja muito intenso, ou mesmo não aconteça… é imprescindível
A Fisioterapia Uroginecológica ou Fisioterapia Pélvica é um ramo de atenção à saúde que tem essa área como foco de atenção e cuidado. Trabalhando, através de evidências científicas, para o pleno funcionamento das estruturas que se encontram nessa região.