O período de formação do bebê, é aonde os estímulos enviados pela mãe são responsáveis pelo desenvolvimento fetal saudável. Para isso, o contato físico, o toque, o prazer …são sensações que merecem ser desfrutadas.
Entretanto, durante uma fase de muitas mudanças e preparação para a chegada do bebê, a intimidade do casal na maioria das vezes fica em desalinho.
❤️ O sexo (quando não oferece riscos e liberado pelo seu médico) durante a gestação já foi comprovado que só faz bem, já que:
📌 o contato do sêmen com a mucosa da vagina durante a gravidez promove uma resposta anti-inflamatória que é proporcional ao tempo que a mulher mantém relações sexuais. Ou seja, se a mãe teve contato frequente com o sêmen do parceiro, maior poderá ser a proteção contra a pré-eclâmpsia. ❤️
📌 muitas vezes a dor e desconforto sexual na gravidez está relacionada à presença de varizes na região vulvar, evento que ocorre pelo fato que no corpo todo há o aumento de vasos sanguíneos. Isso não chega a ser um impeditivo, pode ser resolvido com técnicas de drenagem, especificas para a pelve e a intimidade… simples né? Pode até ser feita pelo parceiro…eles aprendem super rápido…e só aumenta a integração e intimidade do casal 🚻
A Fisioterapia Pélvica na gestação tem por responsabilidade estimular e auxiliar a intimidade da gestante, conduzindo todo esse processo de alterações dos órgãos e sistemas se adaptam para essa fase. Nós fisioterapeutas pélvicos, somos integradores dessa relação corpo da mulher & corpo da gestante. Atuamos também:
📌 Na execução dos exercícios Pélvicos, que auxiliam o trabalho de parto, durante a preparação para a expulsão do bebê. Independentemente do tipo de parto, ou seja, mesmo as cesarianas o assoalho pélvico tem alterações devido ao aumento de peso do bebê e da pressão sobre essa musculatura.
📌 Usar exercícios pélvicos específicos que, servem tanto para prevenção como tratamento de incontinências. Tem impacto direto também na constipação intestinal
📌 Auxiliar através de exercícios específicos na manutenção da Glicemia e Pressão arterial.